Você já se perguntou o que aconteceria com seu patrimônio se algo te acontecesse amanhã?
Eu sei que a maioria das pessoas não gosta de “falar” sobre isso, mas eu tenho certeza que você “pensa” sobre isso. E é mais do que normal se preocupar com essa situação já que nós queremos manter nossos filhos protegidos com todos os bens que conquistamos.
Vamos imaginar o caso da Dona Laura, de 68 anos. Ela é viúva e tem dois filhos adultos um que mora no Brasil e outro no exterior. Possui um apartamento no qual mora, uma casa de praia e algumas aplicações financeiras. Ela acreditava que tudo seria automaticamente dividido entre os filhos caso algo lhe ocorresse. Mas não é assim que funciona quando se deixa para depois…
Ao falecer sem nenhum planejamento, a família de Dona Laura teve que passar por um inventário judicial que durou quase 2 anos, porque seus filhos entraram em grave conflito durante o procedimento do inventário.
Os conflitos começaram justamente com as despesas do processo do inventário, já que um dos filhos têm maior poder economico do que o outro. Assim o que tem menos condições “achou” que não teria que dividir, mas sim pagar menos e receber mais bens porque continuava morando com a mãe no Brasil e porque tinha um emprego que não lhe pagava bem.
O irmão mais velho e que mora no exterior sugeriu que vendessem a casa de praia para poderem custear o inventário e assim o mais novo continuaria no apartamento que residia com a mãe. Mais uma vez não houve concordância e o inventário foi se alongando e consumindo o patrimônio deixado pela Dona Laura… resultado: perda de aproximadamente 40% do patrimônio com custas judiciais, advogados, certidões e rompimento do vínculo entre os irmãos.
Tudo isso poderia ter sido evitado na Família da Dona Laura através de um bom Planejamento Patrimonial:
✔️ Evitando o inventário;
✔️ Reduzindo impostos e despesas;
✔️ Protegendo os bens contra conflitos familiares;
✔️ Garantindo segurança e paz para quem fica.
📌 Planejar não é apenas para quem tem muito patrimônio. É para quem tem responsabilidades, vínculos afetivos e deseja preservar o que construiu com tanto esforço.
Pare de pensar no que pode acontecer com seu patrimônio e aja agora mesmo: converse com sua família e procure um escritório em Institucionalização do Patrimônio para preservar o patrimônio e a paz em sua família.